terça-feira, 4 de outubro de 2011

A estreia quase perfeita

No passado sábado, dia 1 de Outubro, os seniores do Braga Rugby fizeram a sua estreia de forma quase perfeita, pois não tiveram derrotas e só não ganharam o Torneio Internacional de Sande, S. Lourenço, no desempate por pontos marcados.

Equipa do Braga Rugby

No Torneio Internacional organizado pela equipa Bracarense em São Lourenço de Sande (Taipas), estiveram presentes, para além da equipa organizadora, a Universidade de Aveiro e ainda os Mareantes de Pontevedra, da Galiza.

O Braga Rugby fazia a seu baptismo contra clubes com muito mais experiência e várias décadas de existência, (o Rugby da Universidade de Aveiro, após vários anos de interregno, apenas regressou à competição há 2 épocas). O Braga Rugy apresentava a sua estrutura característica de uma mescla de jogadores muito jovens e inexperientes, mas muito fortes e com vontade de evoluir, com jogadores já mais velhos e com alguns anos de prática do Rugby.

O torneio foi disputado em jogos de duas parte de 20 minutos, entre todas as equipas.

A abrir, os anfitriões defrontaram os homens de Pontevedra, num jogo que foi marcado por muita disputa física e com muito contacto. O Braga Rugby adiantou-se no marcador ainda na primeira parte através de um ensaio marcado por Sérgio Oliveira, numa jogada de envolvimento desenvolvida junto da linha de ensaio adversária. Na segunda parte, os Mareantes obtiveram também o seu ensaio, terminando o jogo empatado 7-7.

No 2º jogo da tarde, entre os Mareantes e o Aveiro, assistiu-se a um jogo mais aberto, onde o Galegos tentavam fazer valer os seus poderosos avançados e o Aveiro desenvolvia o seu jogo através das suas linhas atrasadas e mais troca de bola. Fruto desta estratégia os Aveirense saíram para o intervalo a vencer 12-0; 2 ensaios sem resposta. Após o recomeço, os homens da Galiza, entraram muito motivados e dominaram o jogo, tendo conseguido a reviravolta no resultado ao conseguirem marcarem três ensaios e fixando o resultado final em 19-12.

O último jogo da tarde foi disputado entre as duas equipas nacionais. Foi também um jogo mais aberto, mas onde os avançados do Braga Rugby acabaram por marcar a diferença. O Braga Rugby, marcou 2 ensaios em movimentos dos seus avançados, contra um único ensaio do Aveiro, obtido num rápido contra ataque já sobre o final do jogo. Desta forma, este jogo terminou com o resultado de 12-7 favorável aos da casa.

Resultados do 1º Torneio Internacional de Rugby de Sande, São Lourenço:

. Braga Rugby x Mareantes Pontevedra 7-7
. Mareantes Pontevedra x R. Universidade de Aveiro 19-12
. R. Universidade de Aveiro x Braga Rugby 7-12

Com estes resultados, o Braga Rugby e os Mareantes ficaram em igualdade pontual no final do torneio, tendo o desempate, ditado como vencedores a equipa espanhola, pois, entre as duas, foi aquela que tinha o melhor goal-average.

Jogaram pelo Braga Rugby: Ricardo Gomes, Eládio, Daniel Queirós, Pedro Martins, Luís Ferreira,, João Pinhão, Ivo, Vicente, João Vilaça, Filipe Sá (5), João Silva, César Costa (2+2), , Jorge Fortuna, Pedro Carvalho, Sérgio (5), Luís Queirós, Luís Marques, Luís Calheiros, Pedro Alves, Rui Macedo, Carlos Neto(5), e Rui Sousa.

Antes deste torneio, e no âmbito da preparação para o campeonato da 2ª Divisão de Sub18 defrontaram-se também as equipas Braga Rugby e Guimarães deste escalão etário, tendo a vitória sorrido aos jovens vimaranenses por 43-10.

De seguida algumas fotos deste torneio:


 As equipas participantes

Entrega do Trofeu pelo Presidente da Junta de Sande S. Lourenço ao Capitão dos Mareantes, vencedores do torneio.

1 comentário: