terça-feira, 18 de outubro de 2011

Braga Rugby Recebe e vence Guimarães

O Braga Rugby recebeu e venceu, no domingo passado, o Guimarães R.U.F.C. em Sande, S. Lourenço nas Taipas por 15 - 14.


Neste jogo, que tinha um especial significado para os Bracarenses, pois tratava-se do seu primeiro jogo em competições oficiais da Federação, o Braga Rugby defrontou o Guimarães que se apresentava como favorito, não só pela sua maior experiência, mas também fazendo jus ao facto de, na época passada, terem sido uma das duas equipas da zona Norte apuradas para a disputa de subida de divisão.

O Guimarães entrou melhor para este jogo, e conseguiu colocar-se em vantagem por 0 – 7 num ensaio convertido, aos 10 min. Os Bracarenses reagiram e passaram a jogar sempre no meio campo adversário mas sem conseguir marcar pontos, tendo o Guimarães aproveitado, para, num rápido contra ataque, aos 38 min, voltar a marcar um ensaio convertido, colocando o marcador em 0-14 para o visitantes. Mas, os homens do Braga Rugby, mesmo sobre o apito do árbitro para o intervalo conseguem traduzir em pontos o domínio que tiveram na 1ª parte, reduzindo o marcador para 5-14, num ensaio marcado por Costa e Sá.

Com o recomeço, a toada e o domínio territorial do Braga manteve-se. O jogo era pautado pela disputa física entre bloco de avançados. Aos 50 min o Braga Rugby aproveitou uma penalidade, e com um magnífico pontapé aos postes reduziu para 8-14. Já perto do final, aos 72 min, num rasgo de oportunidade, a 3ª linha bracarense recuperou uma bola de uma formação ordenada do adversário, que permitiu a César Costa marcar e converter o ensaio que colocaria justiça no resultado, que se manteve, em 15-14, inalterado até final.

Num jogo muito disputado e emotivo e com incerteza no resultado até final, alinharam pelo Braga Rugby:
Vicente (Eládio), João Vilaça, Neto (Fortuna), Pedro Carvalho (Daniel Queirós), Pedro Martins (Pinhão), Costa Sá (5) (João Silva), Ferreira, Ivo (Jorge Vilaça), Alves, Brito, Luís Marques (Sousa), César Costa (5+3+2), Sérgio, Luís Queirós (Calheiros), Tiago.

Resultado ao intervalo: Braga Rugby 5 – Guimarães 14
Resultado Final: Braga Rugby 15 – Guimarães 14

Com esta vitória, o Braga Rugby encabeça a classificação da 2ª Divisão Nacional – Zona Norte, em parceria com o Famalicão, que venceu o CRAV B.

Classificação 2ª Divisão Nacional – Zona Norte
Braga Rugby – 1 jogo – 4 pontos
Famalicão – 1jogo – 4 pontos
Guimarães – 1 jogo – 1 ponto
CRAV B – 1 Jogo – 0 Pontos
Lousada – 0 Jogos – 0 Pontos
UTAD (Vila Real) – 0 Jogos – 0 Pontos

No próximo domingo, pelas 16.30h, o Braga Rugby desloca-se a Famalicão para defrontar a equipa local, no Campo do operário. Não vai ser um jogo fácil para os bracarense, que enfrentam a equipa que nos últimos anos tem dominado a Zona Norte da 2ª divisão Nacional.


1 comentário: