terça-feira, 13 de dezembro de 2011

BRAGA RUGBY com muita actividade

Várias equipas de diferentes escalões do Braga Rugby estiveram em actividade: os seniores e os sub18 no sábado, os sub16 e os sub14 no domingo, e no feriado de 8 de Dezembro a equipa feminina. De referir ainda que o atleta bracarense Francisco Macedo representou a Selecção Norte em torneio do escalão sub16 anos.


SENIORES REGRESSAM ÀS VITÓRIAS

A equipa sénior do Braga Rugby deslocou-se no passado sábado a Lousada para defrontar a equipa local para mais uma jornada do campeonato da 2ª divisão. Numa tarde marcada pela chuva e pelo frio, os Gladiadores bracarenses partiam com a esperança de regressar às vitórias, depois dos desaires contra o Famalicão e contra o Guimarães. Do outro lado, a equipa do Lousada apostava em inverter a derrota da primeira volta, e assim ultrapassar os minhotos na classificação geral.


A primeira parte foi bem disputada, com ascendente dos bracarenses, que dominaram as formações ordenadas, as introduções de linha lateral, e no jogo aberto conseguiram vários roubos de bola ao adversário. Fruto deste domínio, numa formação ordenada muito próxima da linha de ensaio do Lousada, os Bracarense marcaram o seu único ensaio, por Ivo Lopes. O intervalo chegou com o resultado em 5-0 favorável aos minhotos.

Com o recomeço, quando se esperava que o Braga Rugby se impusesse definitivamente, o bracarense baixaram o ritmo, permitindo que o seu adversário dominasse o jogo e jogasse largos minutos no seu meio campo. Durante este período a equipa do Lousada dispôs de várias penalidades tendo apenas convertido uma, fixando assim o resultado final em 3-5, favorável aos de Braga.

Jogaram pelo Braga Rugby: Vicente (Mickael), Eládio, Neto, Luís Ferreira (Pinhão), Daniel Queirós, (Pedro Carvalho), Costa e Sá, João Silva, Ivo (5) (Victor), João Vilaça, Luís Marques, Tiago, Sérgio, Luís Queirós, Jorge Vilaça (Portela) e Pedro Alves.

Classificação Geral à 8ª Jornada da 2ª Divisão - Zona Norte - Sénior Masculino

1º Famalicão – 8 Jogos – 31 pontos
2º Guimarães – 7j - 22p
3º UTAD – 6j - 15p
4º Braga Rugby- 7j - 12p
5º Lousada – 8j - 8p
6º CRAV B– 8j - 7p



SUB18 DERROTADOS PELA ESCOLA DE RUGBY DO PORTO


Antes do jogo dos seniores, também em Lousada, o Braga Rugby defrontou a equipa da Escola de Rugby do Porto, em jornada a contar para o campeonato Nacional B de sub18. A equipa do Porto, líder invicta deste campeonato, e já apurada para a fase de disputa de subida de divisão, não deixou os seus créditos “em mãos alheias” e venceu os Bracarenses por 48-0. Os jovens de Braga nunca se renderam mas a equipa do Porto, comandada pelo Internacional sub18, José Maria Vareta, que ainda recentemente defendeu as cores de Portugal no Europeu da modalidade, foi superior.


Jogaram pelo Braga Rugby: Nuno, Álvaro, Bento, Luís, Jonas, Inderson, Paulo Macedo, Duarte Almeida, João Pinto, Afonso, João Baptista, João Morais, André Macedo, João “Flecha”, Diogo Pinto, António. Jogaram ainda: Pedro Lobo, Tiago Lobo, Ricardo e Francisco.




BRAGA RUGBY ORGANIZA E PARTICIPA EM TORNEIO DE SUB14 e SUB16.


No passado domingo, numa tarde encoberta, realizou-se em Ferreiros, a 4a e última jornada do torneio de Inverno de sub14 assim como uma pequena competição para o escalão de sub16 anos. Estiveram presentes em Braga para disputar estas competições mais de 200 jovens entre os 12 e 15 anos.

Para disputar a 4a e última jornada do torneio de Inverno de sub14 compareceram em Braga, 16 equipas em representação de 9 clubes do Norte e do Centro do país: AACoimbra, ESAgrária Coimbra, Lousã, MRC Bairrada, CDUPorto, CRArcos de Valdevez, Raguebi de Viana, Guimarães e Braga Rugby.

No primeiro jogo a equipa do Braga Rugby defrontou a forte equipa da AACoimbra1, que viria a ser o brilhante vencedor desta jornada, e perdeu por 5-0. No segundo jogo defrontou e venceu a equipa CRAV-ES Arcos de Valdevez por 5 a 0, num jogo onde o domínio dos jovens gladiadores bracarenses foi muito evidente, assim como a alegria e a entrega dos 8 jogadores que compunham a equipa.

No terceiro jogo coube ao Braga Rugby defrontar a equipa da AACoimbra2 e assistiu-se a uma animadíssima e acérrima disputa acabando o Braga Rugby por perder por 3-2. Para o fim ficou mais uma alegria; o Braga Rugby venceu por 3-2 a equipa do Raguebi de Viana 2. Mais um jogo muito disputado e onde uma vez mais a equipa bracarenses revelou a capacidade de atacar e defender contra uma equipa com quem, usualmente, os desfechos eram desfavoráveis.

Mais do que os resultados das disputas, as exibições dos jovens do Braga Rugby demonstraram quanto clara tem sido a evolução da qualidade do seu rugby.


Para a história ficam os nomes dos 8 heróis desta jornada (e os número de ensaios marcados): António Carvalho, Diogo Vale (2), João Rodrigues, Miguel Pereira, José Carlos Fernandes (1); José Manuel Megre (2),  Ricardo Sousa (5) e Paulo Dias (1).

De registar ainda a vitória nesta jornada da equipa da AA Coimbra1, que na final venceu a equipa do CDUP por 2-1.

Por fim, os nossos parabéns à primeira equipa do CRAV, que graças ao 3º lugar obtido nesta jornada e fruto do desempenho no conjunto das 4 jornadas, foi o vencedor desta competição: o Torneio de Inverno de sub14.


Em simultâneo com a Jornada dos sub14 realizou-se uma pequena competição para o escalão de sub16, em que marcaram presença para além do Braga Rugby, duas equipas do Guimarães RUFC e a equipa do MRC Bairrada.

Os Bracarenses entraram com o pé direito e venceram por 1-0 o primeiro jogo, contra o Guimarães RUFC2. Mas, nos jogos seguintes perderam por 4-0 contra a equipa do MRC Bairrada e por fim, no último jogo, fora derrotados por 7-0 contra equipa do Guimarães RUFC1. A equipa foi constituída pelos seguintes 6 atletas: Henrique Megre, Artur Queiroz, André Alves, Amílcar Pereira, Tomás Fontes e “reforçada” por dois atletas sub14: o Diogo Vale e o Ricardo Sousa. Apesar de muito desfalcada, a disputa destes jogos constituiu uma boa oportunidade para a equipa melhorar os mecanismos de troca de bola e o posicionamento no campo.



FEMININO EM JORNADA EM BRAGA


Aproveitando o Feriado de 8 de Dezembro, o Braga Rugby organizou a 1ª jornada da fase de não apuradas da 2ª Divisão. Estiveram presentes 3 equipas: Braga Rugby, Viseu e Bairrada.

Tal como na fase de apuramento já se tinha verificado, também agora a equipa de Viseu foi sempre mais forte que as suas duas adversárias. Nos dois jogos que realizou, venceu o Braga Rugby por 25-5 e a Bairrada por 25 -0.


Para o fim ficou o jogo mais equilibrado que opôs o Braga Rugby e o Bairrada. O jogo começou mal para as bracarenses que entraram algo atordoadas no jogo, permitindo que as suas adversárias marcassem 3 ensaios na primeira parte. Na segunda parte o jogo foi diferente, sendo dominado pelas Gladiadoras bracarenses que marcaram dois ensaios, mas que foram insuficientes para dar a volta ao resultado, que terminou em 15-10 favorável às Bairradinas.


Jogaram pelo Braga Rugby: Eva Santos, Suxy Pires, Maria Gomes, Catarina, Patrícia Gomez, Bia (5), Joana Neiva (5+5), Andressa, Gabriela Justus, Cássia Raissa, Erika Vasconcelos.



ATLETA DO BRAGA RUGBY AJUDA SELECÇÃO NORTE A OBTER 2º LUGAR

O Atleta do Braga Rugby Francisco Macedo integrou a Selecção Regional Norte que disputou o 3º Torneio de Selecções Regionais para o escalão de Sub 16, que decorreu no dia 8 de Dezembro, no Estádio Universitário de Coimbra.

(Fonte Facebook Rugby de Viana)

Estiveram presentes 5 Selecções Regionais: Norte, Centro, Lisboa 1, Lisboa 2 e Sul. A Selecção Norte, depois de vencer a equipa da casa, a selecção Centro e a Selecção Sul e de obter um empate contra a selecção de Lisboa1, jogou o seu último jogo contra selecção Lisboa2. Este jogo, entre selecções invictas no torneio, seria decisivo para apurar o vencedor da edição 2011 do Torneio de Selecções Regionais. A Selecção da capital acabou por ganhar por um curto 10-7 e assim vencer o torneio. A selecção Norte terminou num brilhante 2º lugar.

(Fonte facebook Rugby de Viana)

Parabéns ao Francisco pelo seu desempenho.



Sem comentários:

Enviar um comentário