terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Balanço de um ano de actividade

Com o final deste ano, cumpriu-se o primeiro ano de (muita) actividade do Braga Rugby, uma vez que o clube foi filiado na Federação em Dezembro de 2010.

Este primeiro ano de vida do Braga Rugby ficou marcado pela grande adesão de atletas e participação e organização de diversas actividades e eventos.

Primeira equipa do Braga Rugby a participar numa Prova Oficial - Sevens de Lousada Sub18 - Dez 2010

O Braga Rugby, que está integrado no Centro Cultural e Social de Santo Adrião, viveu neste primeiro ano de vida dois períodos muito distintos: o primeiro entre Dezembro de 2010 e o final da época desportiva de 2010/2011, em Julho, e o segundo, desde o inicio da actual época desportiva em Setembro até à data de hoje.

Alguns atletas dos escalões mais jovens do clube - sub12, sub10 e sub8 - com os respectivos treinadores e dirigentes

Na primeira fase, e como a filiação do Braga Rugby ocorreu com a época desportiva de 2010/2011 já em andamento, não conseguimos inscrever equipas dos escalões mais velhos nos campeonatos nacionais e apenas conseguimos participar, sobretudo, em torneios de Sevens e de Rugby de Praia e em jogos extra campeonato que organizamos. Mesmo assim, durante este período competimos em diversos escalões:
. Sub12 – Participaram em diversos torneios nacionais e regionais e ainda nos Torneio de Rugby de Praia
. Sub14 – Participaram nas provas do Torneio de Inverno e de Primavera da ARN e ainda nos Torneio de Rugby de Praia.
. Sub18 – Realizaram alguns jogos extra campeonato, e participaram num torneio de Sevens
. Femininos - Participaram num Torneio de Sevens e em 2 Torneios de rugby de Praia
. Seniores – Participaram num Torneio de Sevens e em 2 Torneios de rugby de Praia

Algumas das atletas da equipa feminina do Braga Rugby

Também durante este primeiro período organizamos várias competições, onde a 1ª Edição do Torneio Internacional de Rugby de Braga foi o grande destaque. Com a presença de várias equipas espanholas, que se juntaram às muitas portuguesas, este torneio ficou com uma marca no rugby do Norte de Portugal e Espanha, estando já a 2ª edição planeada para 21 e 22 de Abril deste ano. Também, ainda na época desportiva de 2010/2011, organizamos um Convívio Inter-Regional para os escalões sub12, sub10 e Sub8, que contou com a presença de cerca de 150 jovens em representação de vários clubes do Norte e do Centro do Pais, e organizamos ainda um torneio de Sevens para os escalões de sub16 e sub18.

De salientar, que em Julho de 2011, o Braga Rugby tinha inscrito na Federação 45 atletas.

Com o início da nova época desportiva, o Braga Rugby dá um grande salto, não só pela participação de todos escalões em provas Nacionais, mas também em nº de atletas. No final de 2011, o Braga Rugby já tinha ultrapassado a centena de atletas federados.

No dia 31-12-2011 estavam inscritos na Federação Portuguesa de rugby 111 atletas do Braga Rugby. O atleta mais novo é o Edgar com apenas 4 anos.

Os sub18 do Braga Rugby em jogo contra a Escola de Rugby do Porto

Também, com o início da actual época desportiva o Braga Rugby deu início à participação em provas nacionais:
. Seniores: 2ª Divisão Nacional
. Femininos : 2ª Divisão Nacional
. Sub18: GrupoB Nacional
. Sub16 e sub14: jogam os torneios de sevens Regionais e Inter Regionais.
. Sub12, Sub10 e Sub8: participam nos respectivos convívios Nacionais e Regionais.

Dentro da actual época desportiva já acolhemos, também, uma etapa do Torneio de Inverno de Sub14, onde reunimos, em Braga, mais de 200 atletas do Norte e Centro do Pais e acolhemos também em Braga um curso de treinadores promovido pela Federação.

Os sub14 do Braga Rugby

Tudo isto se tornou possível graças ao trabalho de uma equipa única de dirigentes, treinadores, atletas e simpatizantes do clube; ao apoio incondicional do Centro Cultural de Social de Santo Adrião e de instituições e empresas amigas do Clube e dos meios de comunicação social, que sempre divulgaram as nossas actividades. A todos eles o nosso muito obrigado.

Os seniores em acção - Jogo Lousada - Braga Rugby

Para 2012 novos objectivos foram traçados. Queremos manter e tornar o nosso crescimento sustentável, o que implicará novos desafios quer na captação de novos atletas e de mais meios humanos (dirigentes e técnicos) quer, sobretudo, na necessidade de se conseguir infra-estruturas próprias para se treinar e jogar rugby em Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário