terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sub18 nos Arcos, femininos em Braga e sub16 em Famalicão


Sub18 nos Arcos de Valdevez no sábado, femininos em Braga e sub16 em Famalicão, com os "Barbarians do Minho", no domingo, assim foi o fim de semana para os atletas do Braga Rugby..

SUB18 PERDEM NOS ARCOS DE VALDEVEZ

Na tarde solarenga mas fria de sábado, os SUB18 do Braga Rugby deslocaram a Arcos de Valdevez para defrontarem a equipa local.

A equipa de SUB18 do Braga rugby que se apresentou nos Arcos de Valdevez

O jogo teve duas partes muito distintas. A primeira parte, dominada pelos jovens do CRAV que fizeram valer a sua maior experiência e marcaram 5 ensaios sem resposta. Com o inicio da segunda parte, os jovens Gladiadores Bracarense corrigiram alguns aspecto no seu jogo, e equilibraram a partida tendo marcado um ensaio e sofrido outro. O resultado final foi 34 – 5 favorável ao CRAV.



Jogaram pelo Braga Rugby: Álvaro, Coutinho, Bento, Ihnderson, Barbosa (António Fontes), Paulo (Rui Baia), Duarte, João Duarte, João Pinto, Ricardo (5), João Teixeira (João Baptista), André, Morais, Diogo e Francisco.





EQUIPA FEMININA NA TAÇA

No domingo, no Campo 25 de Abril, em S. Pedro de Este, realizou-se a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, em rugby de 7, Feminino. Estiveram presentes 5 equipas: Braga Rugby, Boavista, Bairrada, CRAV, Viseu.

Equipa feminina do Braga Rugby que disputou a eliminatória da Taça de Portugal

Era um grupo de equipas muito competitivo, onde a equipa da Bairrada, que disputou a 1ª divisão nacional e as equipas do Boavista e do CRAV, campeã e vice campeã nacional da 2ª divisão, respectivamente, se apresentavam como claras candidatas ao apuramento para único lugar disponível para disputar a final.

As jovens do Braga Rugby bateram se contra todas as equipas com valentia, mas acabaram por não vencer qualquer jogo e assim não ficaram apuradas. De realçar que o apuramento acabou por ser conseguido pela equipa do Boavista que venceu todos os seus adversários.

Jogaram pelo Braga Rugby: Catarina Sofia, Catarina Guedes, Gabriela Justo, Erika, Andressa, Eva, Patrícia, Inês e Maria.



SUB16 INTEGRAM "BARBARIANS DO MINHO", EQUIPA PIONEIRA NO RUGBY EM PORTUGAL

No domingo passado, estreou-se em Famalicão, a equipa dos “Barbarians do Minho”, composta por atletas do Braga Rugby, do Guimarães e ainda do Famalicão. Esta equipa, que é pioneira em Portugal ao juntar atletas de vários clubes, disputou o seu primeiro o jogo referente ao Campeonato Nacional sub16 Não apurados, contra o S. Miguel, equipa de Lisboa. 

Equipa dos Barbarians do Minho que integra jogadores do Braga Rugby, Guimarães e Famalicão.

A criação desta equipa, composta por atletas destes 3 clubes, visou dar a possibilidade aos jovens destes clubes jogarem rugby de 15. De outra forma, e por falta de quórum, não seria possível criar uma equipa competitiva para disputar este campeonato Nacional. Fazendo jus a um espírito muito próprio do rugby, e tal como na Irlanda, onde a selecção Irlandesa é composta por atletas das duas Irlandas - República da Irlanda e da Irlanda do Norte -, também aqui, a vontade de jogar deste atletas esteve acima de qualquer rivalidade.

O jogo foi uma agradável surpresa, não só pelo rugby praticado mas também pela prestação dos minhotos. Muito embora a vitória por 27-0 tenha sorrido aos Lisboetas que apresentaram uma equipa bastante mais rotinada e experiente, os minhotos, que nunca viraram a cara à luta, deixaram no ar a ideia que com maior entrosamento conseguirão outro tipo de resultado.

De seguida uma descrição do jogo feita pelo Treinador dos Sub16 do Braga Rugby:

"O jogo disputado no domingo, dia 5 de Fevereiro, em Famalicão, entre as formações sub 16 dos Minho barbarians (Atletas do Braga, do Famalicão e do Guimarães), e do S. Miguel de Lisboa, contou para o campeonato nacional de Sub 16, fase dos não apurados.

O encontro decorreu com algum equilíbrio do ponto de vista individual, mas foi o fator "equipa" que ditou o resultado final de 0-27, já que os atletas do Minho barbarians basicamente não se conheciam.

A formação da casa começou bem, lançando vários ataques iniciados pelos seus avançados e depois continuados pelas linhas atrasadas, que apesar do referido desconhecimento inter-jogadores, conseguiram ainda assim um bom entrosamento.

Foram testados alguns jogadores em várias posições, de modo a permitir que os treinadores os observassem, para melhorar a eficácia da equipa em jogos futuros.As notas mais positivas vão para o espírito de equipa que espontânea e rapidamente se revelou, não se tendo ocorrido uma única discussão entre jogadores, que infelizmente é tão comum no desporto. Também se destaca o comportamento excelente que ambas as equipas manifestaram, que foi de um indiscutível desportivismo, em todas as situações e ao longo de todo o encontro.

Ao nível do jogo propriamente dito, destaque para alguns ataques lançados com dinamismo e apoio (infelizmente foram apenas alguns) visto que os médios estavam a acusar em demasia a pressão deste primeiro jogo, não arriscando, e comprometendo a criatividade que deve pautar estas posições.

Não obstante, algumas iniciativas pontuais, usufruíram dessa criatividade, com o fator surpresa e o respetivo apoio, a lançar o pânico na defesa contrária, que a custo sempre conseguiu contrariar as nossas investidas.
Os avançados, que denotaram um grande empenho e foram incansáveis, cometeram apenas dois erros: colocaram-se várias vezes entre os médios, impossibilitando a opção de jogar com os 3/4s, e nas suas muitas iniciativas de ataque, foram quase sempre demasiado afastados para conseguir um apoio efetivo. Estas situações serão alvo de treino específico por parte dos treinadores dos 3 clubes, e no próximo encontro terão certamente menor expressão.

Do ponto de vista defensivo, a grande valia notou-se no aspeto individual com que os nossos atletas se bateram, evitando assim uma derrota mais pesada. O aspeto que mais pesou na falta de eficácia da defesa, foi sem dúvida a falta de pressão sobre o ataque, que permitiu aos atletas do S. Miguel, bons a penetrar e a circular a bola, tempo para tomar decisões, e espaço para atacar.

No final do encontro, a pedido dos jogadores, e acordado entre os treinadores, disputou-se um pequeno jogo de 20 minutos, para permitir mais algum tempo de jogo, nomeadamente aos suplentes.

A equipa inicialmente convocada, era constituída por 8 elementos do braga, 12 do Guimarães e 3 do Famalicão, mas por imrevistos de última hora, esses números consistiram em 7, 10 e 4  elementos,  respetivamente.
 
Estiveram presentes os treinadores Pedro Alves (Braga), Leonel Nunes (Guimarães) e André (Famalicão). Estiveram também presentes os Diretores de equipa, Carlos Silva (Braga) e Rui Ribeiro (Guimarães), tendo o primeiro assegurado os aspetos administrativos inerentes a este jogo oficial."



Queremos agradecer ao Sr. Rui Ribeiro e ao Sr. Àlvaro Carvalho do Guimarães R.U.F.C. por gentilmente terem fornecido as camisolas e a respectiva estampagem para esta equipa dos Barbarians. 

Sem comentários:

Enviar um comentário