terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Braga Rugby em muitas frentes

O fim de semana passado foi de intensa actividade do Braga Rugby. No sábado estiveram em ação, em Guimarães, os sub8, sub10 e sub12 para participarem em mais um torneio regional para estes escalões, enquanto que os sub18 se deslocaram à Lousã para jogarem mais um jornada do Grupo B do Campeonato Nacional. Já no domingo, a equipa feminina deslocou-se ao Porto enquanto os seniores receberam o Guimarães.


SUB8, SUB10 e SUB12 EM GUIMARÃES

No final da manhã de sábado os escalões mais novos do Braga Rugby, os sub8, os sub10 e os sub12, deslocaram-se a Guimarães para participarem em mais torneio regional para estes escalões etários. Este torneio contou com a presença de 8 clubes da região Norte: Braga Rugby, Guimarães, CRAV, CDUP, Escola de Rugby do Porto, Associação Cerca-te (Porto), Sport Clube Porto e Viana.

Os SUB8 em ação em Guimarães
 
O Braga Rugby apresentou-se com uma comitiva de quase 30 atletas, apesar da ausência de alguns atletas por motivos de saúde e por motivos escolares. Uma vez mais, o Braga Rugby apresentou, no escalão de sub8 anos, vários atletas com apenas 4 anos de idade fazendo jus ao ditado “É de pequenino que se torce o pepino”.

Os SUB10 em jogo contra o CRAV
 
Foi um final de manhã de intensa competição onde foi evidente o prazer que os jovens têm de disfrutar da prática do Rugby.
 
Convêm referir que nos torneios para estes escalões etários não há qualquer classificação, procurando-se, acima de tudo, transmitir a este jovens jogadores que há outros valores na competição para além das vitórias e as derrotas, como sendo o espírito de equipa, disciplina e combatividade.

 
FEMININO EM 1º LUGAR DA SÉRIE 2, EM TORNEIO DE SEVENS NO PORTO

A equipa feminina deslocou-se no domingo ao Parque da Cidade, no Porto, para disputar a última jornada do Torneio Inter-Regional, onde alcançou o 1º lugar da série 2. Em virtude do resultado menos bom da jornada anterior, as jovens Bracarenses viram-se, nesta última jornada, despromovidas à série 2 onde as equipas disputam a classificação entre 7º e 12º lugar.

Equipa feminina que representou o Braga Rugby no Torneio do Porto
 
Na fase de apuramento, as Bracarenses tinham no seu grupo as equipas de Aveiro e do Viseu. No primeiro jogo contra a equipa de Aveiro, as Bracarenses foram superiores vencendo com facilidade por 50-0. No jogo seguinte, contra o Viseu, as jovens do Braga Rugby foram surpreendidas e derrotadas pela equipa do Viseu por 22-5. Assim, as bracarenses terminavam a fase de apuramento no 2º lugar, tendo de enfrentar na meia final, o vencedor do outro grupo de apuramento, a Lousã.

No jogo frente à Lousã, as de Braga entraram muito concentradas e venceram as da zona centro por 32 - 7, apurando-se para a final, onde tinham a hipótese de se desforrar da equipa de Viseu, que tinha vencido a outra meia final.

No jogo da final, desde cedo que as “Gladiadoras” Minhotas pegaram no jogo e foram controlando sempre a equipa Viseense, alcançando a vitória por 12-7 num jogo bastante equilibrado. Com esta vitória as raparigas do Braga Rugby subiram ao mais alto lugar do pódio da série 2.

De referir que a série 1 foi vencida pelo CRAV que derrotou na final a equipa da casa o Sport Clube do Porto.

Com este resultado, e após as 6 jornadas que compuseram o Torneio Inter-Regional de Sevens, o Braga Rugby alcançou o 6º lugar final.

Classificação Final do Inter-Regional de Sevens: 1º Sport Porto; 2º Bairrada; 3º CRAV; 4º Agraria Coimbra; 5º Tondela; 6º BRAGA RUGBY; 7º Lousã; 8º Aveiro; 9º Agrária B; 10º Caldas da Rainha; 11º Famalicão; 12º Viseu; 13º Bairrada B.

 
SENIORES BATIDOS PELO GUIMARÃES

Também no domingo, na Morreira, os seniores do Braga Rugby receberam o Guimarães, em mais uma jornada a contar para o campeonato nacional da 2ª divisão.

Fase do jogo Braga Rugy x Guimarães (créditos: Eduardo Raynoch)
 
Num derby Braga x Guimarães nunca há, à partida, favoritos, mas os de Guimarães partiam mais moralizados fruto da liderança da tabela classificativa, enquanto que os de Braga tentavam surpreender algum comodismo que se pudesse ter instalado na equipa vimaranense.

Os de Braga até começaram bem tendo desperdiçado uma primeira penalidade que bateu nos postes. Mas os visitantes rapidamente se instalaram no meio campo do Braga Rugby, e marcaram quase de rajada 4 ensaios sem resposta aproveitando-se de alguma apatia e desorientação que se instalou nas hostes bracarenses apos o primeiro ensaio sofrido. Mesmo assim, os bracarenses ainda tentaram responder, tendo falhado um ensaio feito, quando um seu jogador deixou cair a bola já dentro da linha de ensaio. Até ao intervalo, o Guimarães aproveitou a superioridade numérica devido a uma exclusão temporária de um atleta bracarense para marcar mais pontos.

Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, tendo havido ensaios e oportunidades de parte a parte. Mais uma vez o Guimarães aproveitou mais uma exclusão temporária de um atleta do Braga Rugby para marcar por mais do que uma vez, enquanto os bracarenses apenas marcaram um ensaio. No final o resultado foi 55 – 7 favorável aos da cidade berço.


SUB18 NÃO PASSAM NA LOUSÃ

No Sábado, os Sub18 tiveram uma longa deslocação à Lousã, onde defrontaram a equipa local, líder invicto do Grupo B do Campeonato Nacional sub18, Zona Norte-Centro.

Já se sabia que a Lousã iria apresentar uma equipa muito forte dado que tem demonstrado estar alguns patamares acima de todas as outras equipas deste campeonato, tendo vencido, com alguma facilidade, todos os jogos disputados até à data.

Os Bracarenses, como é habitual, não se intimidaram e entraram em campo com vontade de criar problemas ao adversário. E assim foi durante os primeiros 20 minutos, com os bracarenses a defenderem muito bem as investidas dos da Zona Centro e a lançarem alguns ataques que criaram algumas dificuldades ao adversário. Depois desta fase, maior experiência da equipa da Lousã marcou a diferença e o resultado foi crescendo com naturalidade até ao final. O jogo terminou com a vitória da Lousã por 88-0.


CALENDÁRIO COMPETITIVO PARA O PRÓXIMO FIM DE SEMANA


Escalão
Competição
Adversário
Local
Data e Hora
Senior
 
 
 
 
Feminino
 
 
 
 
Sub18
Campeonato Nacional Sevens
Várias equipas
Braga - Lomar
Sábado, a partir das 11h
Sub16
Campeonato Nacional Sevens
Várias equipas
Braga - Lomar
Sábado, a partir das 11h
Sub14
 
 
 
 
Sub12; sub10 e Sub8
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário