terça-feira, 17 de janeiro de 2017

BRAGA RUGBY ENTRA EM 2017 COM PÉ DIREITO

O Braga Rugby iniciou o ano de 2017 com o "pé direito". Num fim de semana com muitos escalões em actividade, os seniores venceram folgadamente o Aveiro por 72-12, os sub18 venceram a Bairrada 55-39, os sub16 empataram 31-31 em Arcos de Valdevez e os sub12, sub10 e sub8 estiveram em alta no torneio inter-regional em Guimarães.


SENIORES MANTÊM SENDA VITORIOSA

No sábado passado, os seniores do Braga Rugby iniciaram o ano da melhor maneira, ao vencerem, em Sobreposta, o R.U. Aveiro por expressivos 72-12.


O Braga Rugby partia para este jogo moralizado pelas vitorias obtidas no final de 2016 e com a pretensão de manter o terceiro lugar da classificação geral do seu campeonato. Pela frente tinha o Aveiro, equipa com jogadores muito experientes e que poderia complicar o cumprimento dos objectivos aos Bracarenses.

Mas o jogo acabou por se tornar fácil para os bracarenses que, desde o primeiro minuto, impuseram um ritmo elevado ao jogo e que os aveirenses não conseguiram acompanhar. Assim, os “gladiadores” bracarenses marcaram o seu primeiro ensaio logo na primeira jogada do encontro, e aos 25 minutos do encontro já tinham alcançado os 4 ensaios que lhes davam o direito ao ponto de bónus (no rugby as equipas recebem 4 pontos pela vitória e podem receber pontos de bónus por vencer por mais de 3 ensaios de diferença ou se derrotadas, se perderem por menos de 7 pontos). Assim, foi sem surpresa que ao intervalo o resultado já era de 36-7.

Na segunda parte, o jogo manteve-se de sentido único com o Braga Rugby a marcar mais 6 ensaios, contra um apenas marcado pelo Aveiro, já sobre apito final do árbitro. O resultado final de 72-12 espelha a superioridade do Braga Rugby e o espírito combativo do Aveiro que, apesar da diferença pontual, nunca desistiu.

Com este resultado o Braga Rugby consolidou o 3º lugar na classificação geral e reduziu para 4 pontos apenas a distância para o 2º classificado, Agrária de Coimbra, que perdeu frente ao Guimarães.

Jogaram pelo Braga: Rui (Álvaro); Manuel (5); João (Sérgio); João Duarte (5); Jota (5+5+5); Pinhão(Celso); Andy; Quinteira (5) (Lionel); André; Tomás (2+2+2+2+2+2); Vilaça (5) (Baia); Francisco (5+5); Jonas (Vítor); Melo; Duarte (5+5+5)

No próximo jogo, a realizar no fim de semana 4/5 de fevereiro, o Braga Rugby desloca-se ao Porto, casa do quarto classificado, a Ass. Prazer Jogar Rugby.



SUB16 EMPATAM NOS ARCOS DE VALDEVEZ

Também no sábado, a equipa de sub16 deslocou-se a Arcos de Valdevez de onde trouxe um empate a 31 pontos frente ao CRAV, em jornada a contar para o campeonato Nacional Grupo B – não apurados.



Num terreno tradicionalmente difícil e frente a um clube histórico da modalidade, os jovens bracarenses apresentavam-se para tentar inverter os resultados negativos dos 2 jogos anteriores que esta época já fez frente ao CRAV.

Começou melhor a equipa da casa ao marcar 2 ensaios, adiantando-se por 12-0. Mas os bracarenses responderam antes do intervalo na mesma medida, com 2 ensaios, colocando o resultado numa igualdade a 12 aquando do descanso.

No reatamento, o Braga Rugby corrigiu o que não estava a correr bem e começou mais forte, passando para a frente do marcador através da marcação de mais um ensaio. Logo de seguida respondeu o CRAV, empatando mais uma vez o jogo. De novo, o Braga Rugby voltou a tomar as rédeas do jogo e marcou 2 ensaios e colocou o resultado em 31-19, o que permitia sonhar com a vitória. Mas os arcoenses nunca desistiram, e depois de um primeiro ensaio em que reduziram a diferença para 31-24, marcaram mesmo no final do jogo o ensaio que lhes deu o empate.

Com este resultado, o Braga Rugby faz, à 2ª jornada, os primeiros pontos desta fase do campeonato. No próximo domingo, os bracarenses deslocam-se à zona centro do pais para defrontar a Lousã.


SUB18 VENCEM AMIGÁVEL CONTRA MOITA/AGRARIA

Já no domingo, os sub18 do Braga Rugby defrontaram, em jogo amigável, um misto do Moita Rugby Clube da Bairrada e Agrária Rugby (de Coimbra).



O jogo começou bastante equilibrado com ambas as equipas a lutarem muito e com bons pormenores de ambos os lados. Quem assistiu ao jogo só poderia estar contente.

Na segunda parte manteve-se o equilíbrio até aos últimos minutos, onde ao maior ritmo do Braga Rugby associado a alguma quebra física jogadores visitantes ditaram o diferencial que se registou no final do jogo. O resultado final foi uma vitória do Braga Rugby por 55 – 39.


GLADIADORES DE PALMO E MEIO EM GUIMARÃES

Também na manhã de domingo, as equipas dos escalões de formação - Sub8, Sub10 e Sub12 - do Braga Rugby deslocaram-se a Guimarães, para participarem no torneio inter-regional que contou com a participação dos clubes de referência da região Norte e Centro, a saber: Braga Rugby, Académica Coimbra; Agrária Coimbra, Bairrada, CDUP, CRAV, Famalicão, ER Porto, Cercar-te, ER Trofa, Guimarães, Sport Porto, Lousã.



Numa bela manhã de inverno, fria, mas onde o sol nunca deixou de brilhar, os “gladiadores” de palmo e meio fizeram, uma vez mais, a delícia dos presentes. Os bracarenses apresentaram uma comitiva de cerca 25 jovens atletas entre os 4 e os 11 anos. Pese embora algumas ausências de atletas, por motivos de saúde típicos da época, o Braga Rugby apresentou uma equipa em cada escalão: sub8, sub10 e sub12.



Os jovens bracarenses portaram-se muitíssimo bem e mostraram a evolução do seu rugby, marcando diversos ensaios de bom recorte técnico, fazendo grandes placagens e vencendo diversos jogos. Como no rugby, nos torneios para os escalões de formação procura-se que os jovens canalizem a sua competitividade para a melhoria do seu jogo e para o prazer em praticar desporto, não há qualquer classificação final formal, não havendo, por isso também, um registo de vitórias e derrotas de cada equipa.





Sem comentários:

Enviar um comentário